O EVENTO
E lá se vão quinze anos do Circuito Penedo de Cinema. Tudo começou em 2011, ainda de forma tímida, mas pretenciosa, com o Festival de Cinema Universitário, idealizado e executado pela Universidade Federal de Alagoas, sempre contando com parceiros institucionais. Apesar do início modesto, trazia uma proposta ousada e uma enorme responsabilidade, resgatar um período efervescente do audiovisual brasileiro, quando, entre os anos de 1975 e 1982, Penedo, com o Cine São Francisco, sediou o Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, durante o Bom Jesus dos Navegantes.
Aquele evento marcou a memória afetiva dos penedenses e de todos que por aqui passaram, com filmes prestigiados pela crítica e a presença de nomes como a Miss Brasil e atriz Vera Fischer, Eva Wilma, Lima Duarte, Cláudia Jimenez, Cláudio Cavalcanti, entre tantos outros atores, atrizes, diretores e fãs. Foi uma época em que a cidade se transformava para celebrar o cinema. Não fosse a longa pausa, o festival completaria, em 2025, cinquenta anos de existência.
Em função dessa trajetória e do desejo coletivo dos penedenses, dos amantes do cinema e dos agentes públicos e privados envolvidos, o festival ressurgiu e ganhou nova forma pelas mãos daqueles que fazem a Unidade Penedo da Ufal, reunindo, em um único evento, vários outros. Assim, todos os olhares se voltaram novamente para Penedo. Em 2016, o Festival de Cinema Universitário de Alagoas dá lugar ao Circuito Penedo de Cinema, que congregando também, o Festival de Cinema Brasileiro de Penedo e o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, passa a atrair novos e antigos entusiastas do audiovisual nacional e internacional.
Um enorme desafio, mas o Circuito ganhou o Brasil com a volta de artistas e filmes das mais variadas categorias, gêneros e estéticas, fazendo o povo respirar cinema outra vez. Por décadas fechados, os dois “cinemas de rua” voltaram a funcionar, o Cine São Francisco foi restaurado e reaberto pela municipalidade, agora como Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto, e o Cine Penedo, recuperado sob os cuidados da Ufal, voltou a exibir o melhor da produção cinematográfica nacional e internacional.
Com esse histórico, associado as iniciativas mais recentes, à sensibilidade, empenho e o trabalho capitaneado pela Prefeitura, além da pretensão da Universidade em implantar aqui uma escola de cinema, entre outras ações assumidas, Penedo foi credenciada pela UNESCO com o título de Cidade Criativa na Linguagem do Audiovisual, em 2023. Quinze anos com muito a comemorar, desafios e sonhos a realizar. Uma grande salva de palmas, e de pé, ao retorno de Penedo à cena do cinema nacional e ao rol dos grandes festivais.
E que as luzes da projeção jamais voltem a se apagar!


