Filme A Natureza das Coisas Invisíveis foi exibido neste sábado (15) na Mostrade Longa Metragem Nacional_
Texto: Vanessa Siqueira / Fotos: Kamyla Feitosa
O cinema afetivo e sensível de A Natureza das Coisas Invisíveis (2025), da diretora Rafaela Camelo, foi exibido na tarde deste sábado (15) no Cine Penedo, dentro da Mostra de Longa Metragem Nacional do Circuito Penedo de Cinema. A sessão contou com a presença da atriz alagoana Aline Marta, que interpreta a bisavó de uma das personagens, e do ator brasiliense João Antônio, também integrante do elenco. Pelo papel, Aline recebeu o Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante no 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado em agosto deste ano.
O filme acompanha a amizade entre duas meninas, Glória e Sofia, que se conhecem em um hospital durante as férias. Em meio à frustração de perderem os dias de descanso em um ambiente hospitalar, as duas descobrem vínculos profundos e fragilidades compartilhadas. Enquanto Glória vive as transformações físicas e emocionais após um transplante de coração, Sofia lida com a piora no estado de saúde de sua bisavó, interpretada por Aline Martha.
A atmosfera do longa é construída com sutileza, em cenários que exploram o tempo e a memória. A casa onde foram gravadas as cenas da família é, na verdade, um museu de costumes do interior do Distrito Federal. “É um lugar cheio de detalhes, com objetos e composições de época. A árvore em frente à casa se tornou um personagem do filme”, contou Aline.
Além da premiação em Gramado, o longa conquistou dois dos principais reconhecimentos nacionais na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: o Prêmio Prisma Queer de Melhor Filme Brasileiro e o Prêmio da Crítica de Melhor Filme Brasileiro.
Fora do país, o filme foi premiado com o melhor roteiro no 9º Santander International Film Festival – Opera Prima Competition, também recebeu premiação como melhor Filme do Júri Infantil no 43º Festival Internacional de Cinema do Uruguai, recebeu menção Especial do Júri na Competição Ibero-Americana do 51º Festival Internacional de Cinema de Seattle (SIFF) e conquistou o prêmio Outstanding First Feature, concedido pelo júri do Frameline49 – Festival Internacional de Cinema LGBTQ+ de São Francisco.
Uma trajetória que atravessa gerações no cinema alagoano
Com quase cinco décadas de carreira, Aline Marta começou a atuar em 1976 nos grupos Comédia Alagoense e Infinito Enquanto Truque. Estreou no cinema com o média-metragem Tana’s Take (1987), dirigido por Almir Guilhermino, exibido no Festival de Brasília. Desde então, participou de longas como Casa de Antiguidades (2020), de João Paulo Miranda Maria, selecionado para o Festival de Cannes, e Curral (2021), de Marcelo Brennand. Mais recentemente, integrou o elenco de O Agente Secreto (2025).
Ao retornar a Penedo para apresentar A Natureza das Coisas Invisíveis, a atriz descreveu a emoção de estar de volta à cidade. “Penedo é minha segunda casa. Eu vinha muito a trabalho, tenho um carinho imenso por essa cidade. Voltar agora com esse filme é muito especial. O elenco virou uma família”, contou emocionada.
Ela também falou sobre a experiência de atuar com duas jovens atrizes, que interpretaram as crianças no longa. “Foi uma experiência incrível, foi o primeiro trabalho delas, e para mim foi também uma experiência de revisitar o interior, que também é um pertencimento nosso. Não é o nosso sertão nordestino, mas é um lugar poético”, completou.
Durante o bate-papo com o público, o ator João Antônio destacou a delicadeza do trabalho com as crianças e a forte presença da Universidade de Brasília na equipe do longa.
“A preparação foi feita com muito cuidado. A Rafaela trabalhou as meninas com atenção e leveza. Tínhamos uma atriz recém-formada da UNB responsável pela preparação de elenco, e a própria diretora também veio da universidade. Foi uma produção coletiva, com muita gente da universidade envolvida. Isso fez toda diferença no resultado”, contou.
A sessão reuniu um público atento, que permaneceu no auditório para ouvir os relatos dos atores sobre os bastidores da obra. A Mostra de Longa Metragem Nacional segue até domingo (16), encerrando a programação do Circuito Penedo de Cinema 2025.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.




